Autores

O blog #qPerito é mantido por seus Moderadores com o apoio de grandes amigos e parceiros – Colaboradores. O objetivo é trazer ao leitor diversos cenários e experiências que só um grande grupo de profissionais pode oferecer.

Se você deseja fazer parte desse grupo, entre em contato conosco através do e-mail qperito@gmail.com e saiba como.

Veja abaixo quem são nossos autores e saiba mais sobre eles:

Autores Idealizadores

Everson Probst, formado em Sistemas de Informação, especialista em computação forense, disputas e litígios. Possui os certificados RCA – Relativity Certified Administrator, EnCE – EnCase Certified Examiner e ACE – AccessData Certified Examiner. Professor convidado do curso de pós-graduação em computação forense no Mackenzie. Já ministrou aula na Faculdade Paulista de Engenharia – Instituto Brasiliano, Faculdade Paulista de Direito – EPD, Faculdade Impacta de Tecnologia – FIT e na Faculdade Getúlio Vargas – FGV, em curso voltado para Peritos Judiciais de todo o Brasil em parceria com a AMCHAM e a BSA. Gerente Senior no departamento Forensic Tecnology and Discovery Services (FTDS) na EY. Membro do comitê de pesquisas para normalização de ciências forenses ABNT CEE-137, do comitê de direito eletrônico e crimes de alta tecnologia da Ordem dos Advogados – OABSP, da ACFE (Association of Certified Fraud Examiners) e da HTCIA (High Technology Crime Investigation Association). Autor de artigos técnicos na revista eForensic Magazine (www.eforensicsmag.com).

LinkedIn: http://www.linkedin.com/pub/everson-probst/23/137/1b

E-mail: everson.probst@gmail.com

Leia todas as postagens de Everson Probst clicando aqui.


Osvaldo Aranha Neto, pós-graduado em Direito e Tecnologia pela USP-Poli, com extensão em gestão de TI pela FGV-EAESP e formado em Processamento de Dados pela FATEC. Possui as certificações ACE (AccessData Certified Examiner) e ITIL (Information Technology Infrastructure Library). Especialista em computação forense, e-discovery e investigação de fraudes eletrônicas. Gerente da área de Computação Forense, E-Discovery e Analytics na Deloitte Touche Tohmatsu. Possui em seu currículo diversas aulas, cursos e palestras ministradas sobre esses temas. Membro da comissão de normalização de gerenciamento de riscos da ABNT (ISO 31000), do comitê de crimes eletrônicos da OAB, do comitê de crimes de alta tecnologia da AMCHAM, da HTCIA (High Technology Crime Investigation Association) e ACFE (Association of Certified Fraud Examiners). Ex-colunista na revista LEC-Legal, Ethics and Compliance.

LinkedIn: http://www.linkedin.com/pub/osvaldo-aranha-neto/23/190/734

E-mail: osvaldoaranha@live.com

Leia todas as postagens de Osvaldo Aranha Neto clicando aqui.


 Autores Colaboradores

Carlos Dias da SilvaCarlos Dias da Silva é formado em Análise de Sistemas, possui 10 anos de experiência em tecnologia e mais 5 anos em segurança da informação, Pentest Digital Forensics. Gerente da área FID (Fraudes, Investigações e Disputas) da empresa BDO Brazil, conduz  projetos em Digital Forensics, litígios em tecnologia, propriedade intelectual, fraudes e Cyber Crime. Possui as certificações ACE (AccessData Certified Examiner) e ISFS (ISO/IEC 27002) e é autor de artigos na revista eForensic Magazine (www.eforensicsmag.com).

Contato: br.linkedin.com/pub/carlos-dias/3a/843/365

Leia todas as postagens de Carlos Dias da Silva clicando aqui.


Cláudio França Loureiro é sócio do Dannemann Siemsen Advogados, com área de atuação concentrada no contencioso judicial. Advogado graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e agente da propriedade industrial. Atua como mediador envolvendo conflitos de propriedade industrial no Centro de Solução de Disputa da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI). Especialista em Direito Tributário pelo Centro de Extensão Universitária (CEU) e com MBA Executivo no Insper. Cursou o Intellectual Property Summer Course pelo Franklin Pierce Law Center (University of New Hampshire – EUA). É palestrante convidado dos cursos da ESA – OAB/SP; ABAPI e ASPI e autor de artigos sobre propriedade intelectual.

Contato: br.linkedin.com/pub/cláudio-frança-loureiro/13/a49/7b6

Leia todas as postagens de Cláudio França Loureiro clicando aqui.


Francisco Monteiro Rocha Júnior é advogado na área de direito penal econômico. Doutor e Mestre em Direito pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Atual Presidente do IBDPE (Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico). Professor de Direito e Processo Penal na graduação e pós-graduação. Autor de várias obras jurídicas, tem atualmente se dedicado às inter-relações entre políticas de compliance pelas empresas e a responsabilidade criminal e administrativa de seus gestores e controladores.

Contato: br.linkedin.com/pub/francisco-do-rêgo-monteiro-rocha-jr/24/3/248

Leia todas as postagens de Francisco Monteiro Rocha Júnior clicando aqui.


Gisele Arantes é advogada especialista em Direito Digital, com mais de 14 anos de experiência em Tecnologia da Informação (gerenciamento de TI), em entidades como a ADPESP (Associação dos Delegados de Polícia de São Paulo) e o Sistema FIESC/SENAI (Departamento Regional de Santa Catarina – Florianópolis). Gisele possui ampla experiência no contencioso cível e criminal, em demandas envolvendo os meios digitais, incluindo fraudes bancárias, desvio de informações, acesso não autorizado de sistemas e redes, dentre outras atividades de tecnologia forense. Atua também na investigação e remoção de ilícitos que atinjam a reputação digital de pessoas físicas e empresas. É coautora da obra “Direito Digital Aplicado” (pela Intelligence – 2013) e possui em seu currículo diversas aulas, cursos e palestras ministrados (Direito Digital, Crimes Eletrônicos, Processo Eletrônico), além de contar com diversas entrevistas concedidas a vários veículos de comunicação (TVs, rádios, jornais, revistas e sites de notícias). É também membro efetivo do Comitê de Ciência e Tecnologia da OAB/SP e do Comitê ABNT CEE-139/CB-21/CE-27 – Segurança da Informação – Controle e Combate a Fraudes.

Contato: br.linkedin.com/in/giselearantesadv

Leia todas as postagens de Gisele Arantes clicando aqui.


Gisele Truzzi, advogada especialista em Direito Digital e Segurança da Informação, sócia-proprietária de Truzzi Advogados. Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com extensão em “Direito da Tecnologia da Informação” pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Pós-graduada em “Gestão e Tecnologias em Segurança da Informação” – Faculdade Impacta Tecnologia. Atua nas esferas contenciosa e consultiva do Direito Digital desde 2005, além de ministrar palestras, aulas e treinamentos em todo o Brasil. Professora Convidada da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP (ESA), da Faculdade São Judas Tadeu, da Faculdade Idez e de cursos da FIA-USP, IBTA e FASP. Membro das Comissões da OAB/SP: “Ciência e Tecnologia” e de “Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia”, articulista da “Revista de Criminologia e Ciências Penitenciárias do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo” – COPEN/SP, dos portais “TI Especialistas” e “Blog SegInfo” e autora de artigos sobre Direito Digital, alguns deles publicados na “Revista de Direito das Novas Tecnologias” (IBDI/IOB).

Contato: br.linkedin.com/in/giseletruzzi/pt

Leia todas as postagens de Gisele Truzzi clicando aqui.


Gustavo Artese é advogado especializado em atuação in-house em grandes prestadores de serviços de telecomunicações e TICs. Especializado em outsourcing e cloud computing, propriedade intelectual e direito digital, privacidade, segurança da informação e e-commerce. Master of Laws (LL.M.) pela Universidade de Chicago. Professor de Direito e Tecnologia na Poli-USP. Árbitro integrante do painel de árbitros da ABPI em conflitos de nomes de domínio. Membro da Comissão de Propriedade Intelectual e Contratos de Tecnologia do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil – Canadá (CAM-CCBC). Membro da IAPP e da ItechLaw e Líder das Práticas de Direito Digital, Privacidade e Propriedade Intelectual do escritório Vella, Pugliese, Buosi e Guidoni Advogados.

Contato: br.linkedin.com/pub/gustavo-artese/4/348/967

 Leia todas as postagens de Gustavo Artese clicando aqui


HelioHelio Tadeu Brogna Coelho é advogado, pós-graduado em Direito e Tecnologia da Informação na Universidade de São Paulo (USP). Diretor Jurídico da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Sócio responsável pela gestão estratégica-empresarial preventiva e coordenação do Contencioso Civil, Consumidor, Trabalhista e Tributário do escritório Terras, Coelho Advogados. Atua em defesa de grandes empresas em todo o território nacional.

Contato: br.linkedin.com/pub/helio-tadeu-brogna-coelho/77/797/6b7

Leia todas as postagens de Helio Tadeu Brogna Coelho clicando aqui.


Luiz Vieira é formado em Filosofia e Sistemas de Informação, especialista em Segurança da Informação, atua com Auditoria, Teste de Invasão e Forense Computacional. Desenvolve projetos na área de tecnologia forense e investigação de fraudes, além de atuar como instrutor de cursos de segurança da informação pela HackProofing Labs  (http://hackproofing.blogspot.com). Publicou diversos artigos em sites especializados e revistas eletrônicas. Ministrou treinamento para membros das forças armadas (EB, MB e FAB), órgãos públicos (TJ, TRE, e MPF) e polícia civil (DICAT – Divisão de Investigação de Crimes de Alta Tecnologia, do DF). Apresentou palestras em eventos de segurança da informação e software livre, tais como You Shot The Sheriff, OWASP Day, LinuxCon, CNASI, FISL, VOLDay, BSides. Possui as certificações ISO27002, CHFI, ACE, CFE, CEH, OSCP, OSCE e GXPN. Além da área técnica, atua como psicoterapeuta em consultório clínico há mais de 8 anos.

Contato: br.linkedin.com/in/luizvieirahackproofing/pt

Leia todas as postagens de Luiz Vieira clicando aqui.


Marcelo Sampaio é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFBA e em Gestão em Segurança Pública pela UNEB. Atua desde 1995 como Perito Criminalístico no Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto (ICAP) da Polícia Técnica do Estado da Bahia; tendo sido diretor no período de 2003 – 2008. Trabalha desde 1983 com computação e atualmente dedica-se as áreas relacionadas a Computação Forense e Resposta a Incidentes Computacionais. É também Professor da disciplina “Auditoria e Análise Forense” da pós graduação em “Gestão de Segurança da Informação” no Centro Universitário Jorge Amado e na Academia de Polícia Civil do Estado da Bahia. Autor do livro “Computação Forense” pela editora Millennium, possui também diversos artigos publicados e textos em jornais e revistas sobre a área, além de participações em importantes pesquisas do setor.

Leia todas as postagens de Marcelo Sampaio clicando aqui.


Marcinio Tavares Neto é delegado de Polícia da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos do DEIC/RS desde janeiro/2011. Tem 27 anos de atividade na área de investigação criminal na Polícia Civil dos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Santos, SP, com especialização em Inteligência Estratégica pela Universidade Gama Filho. Cursando Tecnologia em Segurança da Informação na Universidade Católica de Brasília. Possui cursos de formação em Linux. Coordenador da disciplina de Investigação Criminal da Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Professor de investigação criminal, gerenciamento de crises, negociação em extorsões mediante seqüestro e crimes informáticos na ACADEPOL/RS. Autor do manual de procedimentos básicos de investigação de crimes informáticos da ACADEPOL/RS.

Contato: br.linkedin.com/pub/marcinio-tavares/55/166/688

Leia todas as postagens de Marcinio Tavares Neto clicando aqui.


rfm3

Rafael Feitosa Monteiro é pós-graduado em Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação pela Faculdade Impacta de Tecnologia (FIT) e formado em Processamento de Dados pela FATEC. Entusiasta da área de segurança da informação, atua com análise de sistemas com foco em desenvolvimento para Web, na Prefeitura de Santos/SP. Membro do Grupo Técnico de Trabalho de Pesquisa e Desburocratização de Normas de Licenciamento Municipal.

Contato: http://br.linkedin.com/pub/rafael-feitosa-monteiro/22/490/256 

Leia todas as postagens de Rafael Feitosa Monteiro clicando aqui.


Victor Martinelli é pós-graduado em Computação Forense pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Cruzeiro do Sul e Técnico em Informática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Certificado Auditor Líder em ISO 27001:2005, Auditor Líder em ISO 9001:2008, CobiT e ITIL. Membro da HTCIA  e da ISACA. Possui grande experiência em casos de forense computacional. Ministrou cursos e palestras da área de Computação Forense e é autor do livro “Introdução à Computação Forense – Teoria e visão prática” – Ed. Bookmakers. Atualmente, é consultor independente nas áreas de Perícia Forense Computacional, Auditoria de T.I. e Segurança da Informação.

Contato: br.linkedin.com/pub/victor-martinelli/89/a87/530

Leia todas as postagens de Victor Martinelli clicando aqui.


Participações Especiais

AloísiAloísio Pereira Coimbra Junioro Pereira Coimbra Junior é advogado graduado pela Universidade Paulista, pós-graduado no curso de MBA em Direito Eletrônico pela Escola Paulista de Direito – EPD e membro da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP. Possui experiência de mais de 10 anos na área jurídica. Atualmente tem se dedicado às questões relacionadas ao direito eletrônico e a educação digital. Seu escritório atende, ainda, demandas de direito do consumidor, trabalhista, família e sucessão.

Contato: br.linkedin.com/pub/aloísio-coimbra/35/488/561

Leia todas as postagens de Aloísio Pereira Coimbra Junior clicando aqui.


Felipe Leonardo Rodrigues Felipe Leonardo Rodrigues é tabelião substituto no 26º Tabelionato de Notas de São Paulo, Bacharel em Direito e especialista em Direito Notarial e Registral pela Universidade Paulista. Pioneiro no Brasil na elaboração de atas notariais para documentação e preservação de evidências digitais. É coautor do livro Ata Notarial Doutrina, Prática e Meio de Prova e Tabelionato de Notas – uma importante referência no tema,  e autor de artigos sobre direito notarial.

Contato: br.linkedin.com/pub/felipe-leonardo-rodrigues/33/a05/a4a

Leia todas as postagens de Felipe Leonardo Rodrigues clicando aqui.


Marcelo Crespo é Doutor (2012) e Mestre (2008) em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – FADUSP. Possui pós-graduação em Direito Penal e pós-graduação em Segurança da Informação – CERTYRED – pela Universidade de Salamanca – USAL (2010). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba – FADI (2002). Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM e da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP. Membro da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP. Membro da Comissão de Criminal Compliance do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP. Autor de livros e artigos jurídicos, dentre os quais, a obra “Crimes Digitais” (Saraiva). Professor em cursos de graduação e pós-graduação (Penal, Processo Penal e Direito Digital).

Contato: br.linkedin.com/pub/marcelo-crespo/13/aa3/789

Leia todas as postagens de Marcelo Crespo clicando aqui.


Paulo Renato SilvaPaulo Renato Silva é formado em Ciência da Computação pela UNESP com extensão em gestão de TI pela FGV, cursando MBA Executivo pelo INSPER. Profissional de Segurança da Informação certificado CISSP com  mais de 15 anos de experiência na área de TI. Foi Diretor Senior da Kroll em que trabalhou por sete anos nas áreas de computação forense, e-discovery e investigação de fraudes. Atualmente é responsável pela Divisão de TI da DERSA, liderando as equipes de desenvolvimento de aplicações, infraestrutura e segurança da informação.

Contato: br.linkedin.com/in/paulo2s;    http://about.me/pauloss

Leia todas as postagens de Paulo Renato Silva clicando aqui.