Queira o Sr. Perito comentar sobre o II Compliance Day que ocorreu no Rio de Janeiro

LEC_LogoO II Compliance Day, promovido pela LEC (http://lecnews.com), aconteceu no último dia 28 de novembro de 2013 no Rio de Janeiro. No evento palestraram grandes profissionais da área de Compliance que trataram sobre assuntos relacionados à nova Lei 12846/2013, o novo panorama anticorrupção do Brasil e Compliance no mercado Financeiro.

O evento foi dividido em 2 módulos. Na parte da manhã tivemos uma excelente explicação do advogado e professor de compliance Fernando Palma. Ele apresentou um panorama geral sobre as legislações anticorrupção internacionais e apresentou estudos de casos importantes. Fernando tem bastante experiência em diversas empresas que foram alvo de investigações do SEC e DOJ e enriqueceu o debate com situações típicas das multinacionais e o paralelo com a realidade brasileira.

Na sequência, a advogada Alessandra Gonsales, sócia do escritório WFARIA Advocacia e co-fundadora do LEC, tratou da legislação anticorrupção brasileira. Esse tema ainda gera muitas dúvidas no público já que a partir de fevereiro de 2014 a essa nova lei entra em vigor e as empresas devem estar preparadas. A apresentação foi seguida por um debate, que contou também com a participação de Fernando Palma e de Gabriela Guimarães, compliance officer da Kuehne+Nagel. Ambos trataram dos impactos que a nova lei terá sobre as políticas de compliance das empresas no Brasil. A Gabriela contou os desafios encontrados em uma empresa multinacional que conta com filiais em diversas regiões do Brasil e as dificuldades de aculturar milhares de funcionários.

Para encerrar o primeiro período, Davi Tangerino, sócio do escritório Sica, Tangerino, Quito Advogados, do Rio de Janeiro, apresentou uma palestra tratando de um tema ainda pouco discutido, mas cada vez mais importante: a responsabilidade criminal dos gestores. Pudemos ver ricos exemplos, inclusive do caso do Mensalão.

Os trabalhos do segundo módulo no período da tarde tiveram foco em compliance para o mercado financeiro, com grande ênfase em prevenção à lavagem de dinheiro. Paula Freitas Lacerda de Camargo, diretora da Trilha Investimentos, falou sobre como implementar as políticas de prevenção à lavagem de dinheiro em gestoras de fundo de investimento. A grande dificuldade é em aculturar os gestores, já que fundos de investimento não estão sujeitos a todas as leis do BACEN, mas é importante estar atento.

Na sequência palestrei sobre a importância do uso da tecnologia na prevenção e investigação de fraudes. Fiquei muito contente com o convite, principalmente pela oportunidade de esclarecer um pouco mais sobre esse tema que gera tantas dúvidas.  Apresentei uma pesquisa da ACFE sobre as principais tecnologias disponíveis para a investigação de fraudes e ainda as principais legislações sobre o tema. Um ponto importante abordado foi como os compliance officers e responsáveis legais podem se prevenir para quando forem alvo de investigações externas e também a melhor forma de analisar os desvios e fraudes que ocorrem nas empresas.

A apresentação gerou debates interessantes sobre as novas formas de tecnologia e os desafios futuros. Alguns pontos como aumento da popularização dos proxies, uso de criptograifia, computação em nuvem, BYOD e novos conceitos como as Bitcoins geraram interesse da platéia.

Após minha apresentação tive que correr para o aeroporto, mas, tivemos ainda a apresentação de José Leonélio, diretor da Thomson Reuters, sobre os novos setores da economia que precisam se adequar às mudanças da legislação de lavagem de dinheiro. Na sequência Bruno Granzotto Giusto, especialista em Direito Penal e Compliance do Siqueira Castro Advogados falou sobre os crimes previstos na Lei de Lavagem de Dinheiro e contra o Sistema Financeiro Nacional.

Já está confirmado um novo evento ano que vem em Curitiba. Fiquem ligados!!

As apresentações estão disponíveis no site do LEC: http://lecnews.com/novo/lec-dissemina-a-importancia-do-compliance-pelo-brasil/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s